Gripe Canina: Entenda o que é e como prevenir

O que é?

Também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina, a gripe canina é uma doença respiratória que pode ser causada por vírus e bactérias e possui apresentação semelhante a gripe.

Quais animais são acometidos?

Qualquer cão pode ser acometido, sendo que há uma maior propensão de ocorrência nos meses mais chuvosos.

É transmissível?

Sim, é altamente transmissível entre os cães através de contato com animais infectados ou com objetos tocados por eles, mas não é transmissível para humanos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas geralmente são febre, fraqueza, dor, tosse e coriza, podendo também apresentar apatia, perda de apetite, olhos lacrimejantes e mucosas avermelhadas.

Como diagnosticar?

O diagnóstico pode ser realizado através de um exame físico e conversa com um médico veterinário, podendo ser realizados exames laboratoriais se necessário.

Há tratamento?

Pode ser realizado tratamento indicado por um médico veterinário conforme a gravidade do quadro, mas o principal tratamento é composto por descanso, boa alimentação e água.

Há prevenção?

Sim, a vacina pode ser realizada em cães a partir de 6 meses de idade, sendo necessário reforço anual. Além disso, algumas atitudes devem ser tomadas para a prevenção, como manter o animal aquecido e longe do frio e manter a vermifugação e vacinação em dia.